A Prevenir conta com uma equipe de especialistas focados no atendimento odontopediátrico. Além de odontopediatra e ortodontista, outras especialidades trabalham juntas para que a saúde de seu filho possa receber a atenção que ela merece.
Pré-Natal Odontológico
Cada vez mais se sabe a importância e a relação entre a saúde da mãe e a influência no indivíduo em formação. Hoje a literatura já associa problemas bucais com parto prematuro e baixo peso do recém nascido.
Primeira Consulta do Bebê
O primeiro atendimento odontológico do bebê deve ocorrer próximo do sexto mês de vida, ou quando nascerem os primeiros dentinhos de leite.
É neste momento que o profissional terá a oportunidade de construir com o bebê um relacionamento de confiança, contribuindo para se tornar um adulto com uma boa saúde bucal e sem dificuldades psicológicas com procedimentos odontológicos.
Acompanhamento do Desenvolvimento
A Prevenir propõe um acompanhamento da criança nas diversas etapas de seu desenvolvimento, com o objetivo de proporcionar a sua família e as crianças recursos para que possam crescer saudáveis.
Interagindo com a família desde cedo, é possível despertar nas famílias a capacidade de conduzirem seus filhos para uma nova história com a odontologia.
Odontologia Minimamente Invasiva
O uso de Selantes
Tratamento para Estágios Avançados da Doença Cárie
Bruxismo
Historicamente, por muitos anos, a odontologia pediátrica trabalhou focada na resolução dos danos provocados pela doença cárie. Atualmente, com a busca constante das famílias por informação bem como pelo acompanhamento periódico da criança pelo odontopediatra cada vez mais a prevenção ganha atenção dos dentistas focados no atendimento infanto-juvenil. Isso faz com que o diagnóstico dos agravos de saúde bucal sejam identificados precocemente e trabalhados antes de causarem danos maiores à saúde físicas das crianças. A odontologia minimamente invasiva se insere neste contexto, com a abordagem máxima de educação e mínima de intervenção. Entre as principais técnicas estão o uso seguro de fluoretos, bem como de selantes para ação em lesões iniciais de cárie.
Caso seu filho apresente necessidade de tratamento odontológico curativo, é fundamental que se procure um odontopediatra. Através de consultas de intervenção, o tratamento será realizado com o objetivo de devolver à criança função, estética e qualidade de vida.
Outro fator importante que traz prejuízos aos dentes é o Bruxismo (ranger dos dentes), que pode acontecer à noite: Bruxismo do Sono, ou durante o dia: Bruxismo em Vigília. Atualmente o Bruxismo, além de ser uma condição indesejável, por trazer prejuízos aos dentes, também pode ser uma condição sinalizadora de outros problemas de saúde.
Tratamento da Erosão
Ortopedia Funcional dos Maxilares
Ortodontia
Muitas vezes a causa da perda de tecido dentário não é cárie, mas sim erosão. O contato frequente da criança com alimentação ácida como sucos e refrigerantes, pode levar à perda gradual e cumulativa de tecido dental sadio, resultando em desgaste da superfície dental, o que repercute diretamente em sua qualidade de vida.
A ortodontia e ortopedia são áreas de trabalho de extrema importância para a atuação do Odontopediatra e Ortodontista da Prevenir. Em nosso trabalho essas duas especialidades trabalham juntas com objetivo de proporcionar aos pacientes condições para prevenir, supervisionar e tratar maloclusões. O trabalho da Ortopedia Funcional ocorre durante o crescimento evitando maiores alterações nas arcadas em desenvolvimento.
A Ortodontia trabalha quando a maloclusão já está instalada utilizando aparelhos fixos bem como outras técnicas que possibilitarão corrigir o problema funcional e estético estabelecido. A correção destas alterações repercutem não só na questão estética mas também principalmente na função interferindo diretamente numa melhoria da qualidade de vida dos jovens pacientes.
Cirurgia Oral Menor
Endodontia
Periodontia
Durante o acompanhamento da criança poderá ser necessário a realização de procedimentos cruentos e invasivos como cirurgia oral de frenectomia lingual ou labial. Nestes casos como também em remoção de dentes anquilosados , dentes impactados, cistos, mucocele, rânula entre outras alterações, o Cirurgião Buco Maxilofacial trabalhará em conjunto com o Odontopediatra.
A terapia pulpar em dentes decíduos é frequentemente causadas por lesões de cárie ou lesões traumáticas. O objetivo da técnica é manter a integridade e a saúde do dente e tecidos de suporte até a época próxima da esfoliação do dente de leite.
Em casos de tratamento de canal de dentes permanentes ou dentes permanentes jovens com rizogênese incompleta, o Endodontista
realiza a intervenção terapêutica.
Alguns procedimentos cirúrgicos periodontais podem ser necessários para que o odontopediatra realize restaurações adesivas (de resina) com qualidade. Na Prevenir o odontopediatra trabalha em conjunto com o periodontista em casos específicos relacionados a questões de gengiva.
Traumas
Os traumatismos em dentes decíduos e permanentes jovens são comuns na infância e repercutem na qualidade de vida das crianças. Seu tratamento imediato é fundamental para evitar sequelas nas dentições em formação.