A primeira consulta do Bebê

   Muitas mães se perguntam quando deveria ser a primeira consulta odontológica de seus filhos. O primeiro atendimento odontológico do bebê deve ocorrer próximo do sexto mês de vida, ou quando nascerem os primeiros dentinhos de leite.

   É neste momento que o profissional terá a oportunidade de construir com o bebê um relacionamento de confiança, contribuindo para se tornar um adulto com uma boa saúde bucal e sem dificuldades psicológicas com procedimentos odontológicos.

   Na Prevenir nossa equipe está preparada para receber cada criança respeitando questões importantes da faixa etária que se encontram bem como suas individualidades.

Técnicas de Condicionamento

Com o objetivo de introduzir a criança no ambiente clínico na primeira consulta é normal o profissional utilizar algumas técnicas psicológicas para gestão comportamental da criança.

Na primeira consulta odontopediátrica é indispensável que se tenha tempo, que os pais possam acompanhar a criança, transmitindo segurança e satisfação. Neste atendimento será feito inicialmente uma conversa inicial com os pais (anamnese) com o objetivo de se conhecer algumas questões de saúde geral e também odontológica impactantes para o acompanhamento da criança.

Somente após, a criança será conduzida para o ambiente clínico.

Técnica do Falar-Mostrar-Fazer

Esta técnica possibilita que a criança experimente algumas sensações do atendimento antes da intervenção em sua boca. O profissional explica para a criança o que será feito, mostra o que será feito e faz. Essa é uma técnica eficaz para eliminação de medos e muitas vezes ansiedades que a criança apresenta.

 Na primeira consulta da criança muitas questões educativas são conversadas, como alimentação da criança, rotina diária, utilização de bico/mamadeira e higiene bucal. Todos esses assuntos visam informar os responsáveis de medidas importantes não somente para controlar problemas de saúde bucal bem como para prevenir ocorrências desnecessárias.