Na Prevenir os especialistas trabalham com técnicas humanizadas de atendimento.

Busca-se estabelecer uma boa comunicação com a criança e sua família entendendo que "atrás de uma boca, há um corpo, uma alma, uma vida em desenvolvimento". Por isso é muito importante que a família entenda que independente da necessidade  de se avaliar a saúde bucal daquela criança muitas vezes são necessárias algumas visitas para que a criança possa ser efetivamente avaliada pelo profissional.

Trabalhando desta maneira a criança vai gradativamente  adquirindo confiança no profissional e assim passa a colaborar com o procedimento propriamente dito. Para isso, utiliza-se técnicas modernas de condicionamento onde a criança é educada a cooperar durante o tratamento odontológico.

Conheça algumas delas bem como dicas importantes para tornar o atendimento do seu filho mais tranquilo.

A modelagem de comportamento muitas vezes é utilizada para que a criança  entenda como o procedimento será executado. Para isso utiliza-se uma criança colaboradora ou até um boneco para que ela possa observar o comportamento favorável. Isso muitas vezes auxilia na eliminação de medos e ansiedades.

 

  • Tenha tempo para as consultas com o odontopediatra.
  • Aproveite o momento para mostrar para seu filho o quanto é importante sua visita ao dentista;
  • Caso você tenha medo ou alguma restrição com experiências odontológicas suas,  tende não falar isso na frente de seu filho; é muito normal ele absorva esse sentimento.
  • Converse com seu filho sobre essa visita explicando que o profissional é uma pessoa amiga ...
  • Estabeleça uma relação de confiança com profissional.
  • Demostre tranquilidade no decorrer da consulta, isso é muito importante para seu filho.
  • Delegue ao profissional a condução do processo da consulta. Muitas vezes a criança está ansiosa e com a presença dos pais tende agir com manha e birra.
  • Estabeleça contatos frequentes e precoces com o odontopediatra. Isso possibilita que a criança se acostume com o ambiente e com o profissional e provavelmente suas medidas diárias de escovação dentro de casa as torne mais receptivas a colaboradoras.

 

Técnica de Modelagem de Comportamento

   A técnica do "falar-mostrar-fazer" possibilita que a criança experimente o que será feito e possa se manifestar em relação ao que sentiu antes do procedimento ser feito em sua boca.

  Utilizando técnicas importante de condicionamento psicológico, é possível envolver a criança no que está sendo executado para que ela confie no profissional e colabore com o atendimento.

 

Seu filho tem medo de dentista?

É muito comum as crianças pequenas terem medo da consulta ao dentista, principalmente se esta consulta for sua primeira experiência ou se já houve alguma experiência anterior difícil.

Para isto é importante que você procure um profissional especializado em odontopediatria.

Este profissional irá trabalhar de forma diferente com seu filho, entendendo que este sentimento é normal, já que a criança estará em um ambiente novo e também realizando algo novo para ela.

Na Prevenir trabalhamos com abordagens psicológicas adequadas a cada etapa do desenvolvimento da criança.

Dicas Importantes:
Atendimento Humanizado Falar-Mostrar-Fazer (Tell-Show-Do)